Dependência digital (vício em internet)
Você acha muito difícil ficar sem internet? Você fica muito ansioso ao perceber que esqueceu o celular em casa? Seus filhos passam muito tempo usando celulares ou computadores?
A dependência digital tem preocupado cada vez mais os psicólogos e psiquiatras. As pesquisas mostram que o ambiente virtual é capaz de estimular as áreas de recompensa (satisfação) no cérebro de forma semelhante ao álcool e outras drogas. A abstinência de internet provoca sintomas iguais aos da privação de drogas: ansiedade, irritação, desatenção, tremores, sudorese intensa, taquicardia, dores de cabeça.
No Brasil, cerca de 30% dos brasileiros têm uma relação abusiva com a internet e 5% são considerados dependentes digitais. Em alguns países, ela já é tratada como caso de saúde pública e considerada um transtorno psiquiátrico (Distúrbio da Dependência em Internet ou Internet Addiction Disorder).
O que se percebe é um aumento significativo de pacientes que relatam preocupação e sofrimento ao ficar sem internet e não poder acompanhar integralmente a vida no mundo virtual. Esse sentimento ganhou o nome de FOMO, sigla em inglês que significa ‘fear of missing out’ e seria correspondente a ‘medo de estar perdendo algo’.
Algumas pessoas sentem grande mal-estar ou ansiedade quando não estão com o celular ou quando não podem usá-lo no momento para checar suas mídias sociais. O vício específico em celular recebeu a denominação NOMOFOBIA, que é a junção da expressão em inglês ‘no mobile’ e de fobia, ou seja, ‘medo de ficar sem celular’.
A perda de controle sobre o tempo de uso de meios digitais causa prejuízos na vida social, no desempenho no trabalho ou na escola. “Não é o tempo que você passa conectado, mas o nível de perda de controle sobre a tecnologia que define um dependente”, explica Eduardo Guedes, diretor do Instituto Delete da UFRJ, que trata dependentes em tecnologia.
No caso de crianças e adolescentes, a participação da família é fundamental, tanto no monitoramento do conteúdo digital aos quais eles têm acesso, quanto no controle do tempo de uso dos meios digitais. Renata Cruz Soares de Azevedo e Bruna Ximenes Pereira, pesquisadoras da UNICAMP, se preocupam com o fato de que “Os pais estão atribuindo aos aparelhos um grau de importância que poderá ser replicado pelos filhos”.
O tratamento para a dependência digital inclui terapia e medicação e objetiva estabelecer um equilíbrio entre a vida real e a vida online.
REFERÊNCIAS
ABREU, Cristiano Nabuco de; KARAM, Rafael Gomes; GÓES, Dora Sampaio; SPRITZER, Daniel Tornaim. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, n. 2, p. 156-167, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbp/v30n2/a14v30n2.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.
BAROSSI, Odinéia Barossi; MEIRA, Sylvia van Enck; GOÉS, Dora Sampaio; ABREU, Cristiano Nabuco de. Programa de Orientação a Pais de Adolescentes Dependentes de Internet (PROPADI). Disponível em: < Programa de Orientação a Pais de Adolescentes Dependentes de Internet (PROPADI)>. Acesso em: 11 jun. 2018.
GLOBO.COM. Instituto Delete chama a atenção para o uso excessivo das tecnologias. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2015/12/instituto-delete-chama-atencao-para-o-uso-excessivo-das-tecnologias.html. Acesso em: 11 jun. 2018.
GLOBO NEWS. Vício em tecnologia requer tratamento com terapia e remédios. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/09/vicio-em-tecnologia-requer-tratamento-com-terapia-e-remedios.html. Acesso em: 11 jun. 2018.
GOMES, Helton Simões. ‘Viciados’ em tecnologia usam app, game e celular como se fosse droga. Disponível em: < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/07/viciados-em-tecnologia-usam-app-game-e-celular-como-se-fosse-droga.html>. Acesso em: 11 jun. 2018.
LEMOS, Igor Lins; ABREU, Cristiano Nabuco de; SOUGEY, Everton Botelho. Internet and video game addictions: a cognitive behavioral approach. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo , v. 41, n. 3, p. 82-88, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v41n3/0101-6083-rpc-41-3-0082.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018.
NABUCO, Cristiano. Você tem “FOMO”, o medo de estar perdendo algo importante o tempo todo? Disponível em: https://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2013/08/24/voce-tem-fomo/. Acesso em: 11 jun. 2018.
OLIVEIRA, Monique. Vítimas da dependência digital. Disponível em: < https://istoe.com.br/326665_VITIMAS+DA+DEPENDENCIA+DIGITAL/>. Acesso em: 11 jun. 2018.
Recommended Posts
Estrutura do tratamento oferecido pela DBT
3 de dezembro de 2019
Esquiva experiencial e comportamental
3 de dezembro de 2019
Você tem o hábito de tomar café?
29 de outubro de 2019
Olá, tudo bem?
Eu estava pesquisando sobre um artigo e encontrei seu site e achei bem legal
obrigado por compartilhar!
https://www.clinicavitta.org/tratamento-dependencia-em-celular.php